FaceBookYoutube

CURSOS E OFICINAS

2016 - Projeto Seleção Brasil Em Cena (SESC - CCBB) - Abril / Maio

No SESC de Palmas (TO) e na sede paulista do Centro Cultural Banco do Brasil, Caio de Andrade ministrou duas oficinas para dramaturgos locais, sobre o tema " A Construção da Personagem no Texto Teatral".

oficinas2016

oficinas2016-sp


2016 - 12º FEVERESTIVAL– Festival Internacional de Teatro de Campinas

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro Caio de Andrade assistiu espetáculos oferecidos pela mostra, participou do simpósio “Reflexões cênicas Contemporâneas” e ministrou oficina de dramaturgia cujo tema foi “A Importância da Construção da  Personagem no Texto Teatral”. A oficina aconteceu nos dias 23 e 24, no galpão do CIS Guanabara, com 25 inscritos, entre profissionais de teatro e estudantes de artes cênicas que se reuniram para discutir um olhar mais atento, cuidadoso e crítico no processo de feitura do texto.

of campinas square


Foto: Maycon Soldan


2016 - MEDIDA POR MEDIDA

Encerrando o PROJETO SHAKESPEARE FOLIA, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro a FATEA COMPANHIA DE TEATRO apresentou a peça do Bardo Inglês fechando o projeto iniciado no final de 2015 (com a montagem de SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, pela Companhia de Teatro Jovem do Instituto Santa Teresa e A MAGERA DOMADA, peça Companhia de Teatro do Clube Comercial de Lorena).   MEDIDA POR MEDIDA foi a terceira peça montada pela FATEA COMPANHIA DE TEATRO, dentro do projeto de oficinas ministradas por Caio de Andrade (as outras duas anteriores foram VAN GOGH CAFÉ e A CONFERÊNCIA).

Clique abaixo e saiba mais sobre a peça:

mpm square


 

2015 - OFICINA PARA NOVOS DRAMATURGOS

Patrocinado pela FUNARTE, com realização da Ymbu Entretenimento, aconteceu no período de 22 e 23 / 29 e 30 de outubro, no Rio de Janeiro (Teatro Glauce Rocha, no Centro), o encontro de Caio de Andrade com novos dramaturgos cariocas discutindo “A Importância da Construção da Personagem no Texto Teatral”. Foram 25 inscritos que durante os quatro encontros (quintas e sextas), trabalharam o tema com o dramaturgo através de discussões e exercícios tendo como base textos escritos por Caio de Andrade.

oficina rio oficina rio 2
Foto: Fabrício Chiarello


2015 - PROJETO SHAKESPEARE FOLIA

O PROJETO SHAKESPEARE FOLIA faz parte do trabalho que Caio de Andrade vem, desde 2013, desenvolvendo com jovens atores de Lorena e da região, com idades entre 12 e 17 anos, nas oficinas de teatro do Instituto Santa Teresa e do Clube Comercial de Lorena. São mais de 40 atores nas duas peças, a esmagadora maioria dentro da faixa etária citada (as montagens contam com atores adultos convidados) que, desde fevereiro trabalham semanalmente com o diretor e dramaturgo tendo as obras do Bardo Inglês como tema e inspiração.

Clique abaixo e saiba mais sobre o projeto:

skf square




2014 - COMPANHIA DE TEATRO DO CLUBE COMERCIAL DE LORENA


Com o objetivo de dar início a um projeto teatral dentro das dependências do Clube Comercial de Lorena, Caio de Andrade foi convidado a ministrar uma oficina teatral direcionado aos jovens associados da agremiação. O universo lúdico e brasileiríssimo de Ariano Suassuna foi o caminho escolhido por Caio de Andrade para levar ao palco a primeira montagem da Companhia de Teatro do Clube Comercial de Lorena. De agosto a dezembro de 2014, vinte jovens atores, entre 12 e 17 anos, todos associados, se encontraram semanalmente com o dramaturgo para criar o espetáculo que estreou no Teatro Teresa D’Ávila no dia 16 de dezembro. Com texto (criado especialmente para a companhia) e direção de Caio de Andrade, A FARSA DAS SETE MARIQUINHAS, foi inspirada no universo de Suassuna, após estudo de sua obra pelos integrantes da companhia de jovens atores.

Clique abaixo e saiba mais sobre a peça:

a farsa logo

 


2013 / 2014 - FATEA COMPANHIA DE TEATRO e COMPANHIA DE TEATRO DO INSTITUTO SANTA TERESA

Ao mesmo tempo em quem coordenava a reforma do TEATRO TERESA D’ÁVILA na FATEA, em Lorena, Caio de Andrade criou dois núcleos de formação teatral ministrando oficinas para atores iniciantes. Um deles, o FATEA COMPANHIA DE TEATRO, é direcionado aos universitários da instituição e a outra turma, a COMPANHIA DE TEATRO DO INSTITUTO SANTA TERESA para jovens entre 12 e 17 anos. As oficinas resultaram na montagem de quatro espetáculos: VAN GOGH CAFÉ e A CONFERÊNCIA, com o grupo dos universitários e UMA AVENTURA CARIOCA e OS CAVALEIROS DE DAMASCO, com a companhia de jovens atores. Os grupos seguem suas atividades no ano de 2015. Todos os espetáculos foram montados no TEATRO TERESA D’ÁVILA.

Clique abaixo e saiba mais sobre as peças:


van goghuma aventura cariocaa conferencia posterposter ocdd

 


2013 - PROJETO CACHOEIRA PAULISTA - VALDOMIRO SILVEIRA

De maio a dezembro Caio de Andrade ministrou oficina teatral na cidade de Cachoeira Paulista a convite da Secretaria de Cultura da referida cidade, reunindo atores locais, que resultou na montagem do espetáculo AO PÉ DO FOGO, com texto e direção do dramaturgo, escrito especialmente para finalizar os oito meses de trabalho a frente do grupo de autores cachoeirenses. A peça se baseou em meticuloso e aprofundado estudo da obra do grande escritor Valdomiro Silveira, nascido na cidade de Cachoeira Paulista. AO PÉ DO FOGO se apresentou entre os dias 22 e 24 de novembro, no Auditório Leonardo Pinto Ribeiro.

Clique abaixo e saiba mais sobre a peça:

cartaz

 


2011 /2012 - PROJETO SELEÇÃO BRASIL EM CENA (SESC/CCBB) - 4ª e 5ª EDIÇÃO

Vitória, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre foram as cincos cidades que receberam a oficina de dramaturgia ministrada por Caio de Andrade dentro do Projeto Seleção Brasil Em Cena promovido e patrocinado pelo SESC e CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. O referido projeto se estendeu a inúmeras outras cidades brasileiras, onde outros dramaturgos experientes convidados pelas instituições organizadoras, deram sua contribuição se reunindo com autores locais (a maioria deles iniciantes) para discutir processos de criação, formatação e finalização de textos teatrais. Cada oficina recebia, em média, 20 dramaturgos das cidades que foram contempladas pelo projeto, todos escolhidos por rigoroso processo de seleção. O projeto, em sua fase final, escolheu textos finalistas de todo o país e o texto vencedor foi montado num dos teatros do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. O projeto já está em sua sexta edição. Caio de Andrade participou ministrando oficinas nas cidades acima citadas na 4ª e 5ª edição do projeto.

Clique abaixo e confira como foi o projeto:

 

logo sbc


2008 – A ERA DA ROSA

Enquanto participava ativamente do processo de reforma do Teatro São Joaquim, Caio de Andrade montou uma oficina com alunos da Unisal e atores da cidade de Lorena a fim de desenvolver um projeto teatral que inaugurasse o novo espaço que estava sendo reativado. A Era da Rosa estreou no dia 16 de agosto, abrindo oficialmente a programação artística do teatro.

Clique abaixo e saiba mais sobre a peça:

capa a era site


2007 – BANZÉ NA ROÇA

De março a outubro, no Espaço Educativo Prefeito Carlos Marcondes, Caio de Andrade ministrou para um grupo de atores locais sua primeira oficina na cidade de Lorena. O trabalho resultou no espetáculo Banzé na Roça, após o estudo de uma série de autores regionais, ligados a cultura valeparaibana,  que inspirou o texto escrito durante o processo de montagem.

Clique abaixo e saiba mais sobre a peça:

banze


2007 - PROJETO NOVOS TALENTOS - TEATRO (SESC RIO)

Duplas de dramaturgos e diretores iniciantes e dramaturgos e diretores experientes foram criadas para a construção de quatro espetáculos. A supervisão geral do projeto ficou por conta do ator e diretor Roberto Bomtempo. A primeira etapa colocou durante uma semana, numa pousada de Itaipava (Região Serrana do Rio de Janeiro) as duplas de autores. Júlia Spadaccini trabalhou com Rogério Blat, Rodrigo Nogueira com Bosco Brasil, Victor Hugo Marques com Henrique Tavares e Walter Daguerre com Caio de Andrade.  Os textos produzidos entraram em produção e foram dirigidos por novos diretores sob as supervisões de Christiane Jatahy, Amir Haddad, José Jofilly e Paulo Betti.