OFICINAS DE TEATRO

2025

Estão abertas as inscrições para as Oficinas do TEATRIM 2025!

Desde 2013 (então no Teatro Teresa D’Ávila), o dramaturgo, diretor, roteirista e produtor Caio de Andrade ministra oficinas em Lorena. Após mais de trinta anos morando no Rio de Janeiro, onde forjou sua premiada carreira, o dramaturgo iniciou uma jornada de cursos em artes cênicas que já contemplou mais de 600 alunos, em 12 anos de existência. Hoje, as aulas são ministradas no TEATRIM CULTURA & ARTE, espaço idealizado e fundado pelo diretor.

Todos os anos dois temas (um para o público adulto e outro para a garotada) são escolhidos para dar base aos estudos na área de atuação que duram onze meses – iniciando em fevereiro e terminando em dezembro -, com a montagem de espetáculos que serão criados, ensaiados e apresentados no final do ano.

Nas OFICINAS DE ATUAÇÃO você vai conhecer o método criado e aperfeiçoado pelo Caio de Andrade ao longo dos 12 anos de trabalho com futuros atores, através de um primeiro encontro com a literatura em prosa (o que chamamos de “trabalho de mesa” lendo, comentando e interpretando uma obra da literatura ou um tema previamente escolhido), que aos poucos vai ganhando contornos de literatura dramática, transformando-se no texto teatral adaptado por Caio de Andrade, que será encenado no final do ano.  Todo o processo do surgimento das personagens, das tramas do texto, da saída da mesa para o palco (quando começam os ensaios da peça), passando pela chegada do cenário, dos figurinos, da iluminação, enfim, todo o processo de montagem de um espetáculo.

Se você está interessado na OFICINA DE DRAMATURGIA vamos decifrar, entender, organizar metodologicamente como adaptar um “texto não dramático” – inspirado em um romance, conto, crônica, poema ou outro material literário – em um “texto teatral”. Outro caminho é revisitar textos clássicos da dramaturgia universal e a partir de uma leitura mais atenta, esmiuçada, abrangendo não só a obra, mas igualmente o dramaturgo e sua época, construir um texto em várias mãos inspirados no que chamamos “texto-matriz”. A formatação dos diálogos, a função de cada cena, a importância e a dinâmica de cada personagem, enfim, como criar seu próprio texto.

Em 2025 vamos dar continuidade a uma nova categoria de encontros iniciada em 2022: a RODA DE TEATRO, espaço reservado para interessados em artes cênicas, com mais de cinquenta anos. Mais informações na sequencia.

OFICINAS PARA ADULTOS

(+18 ANOS)

TEMA:

DRAMATURGOS VITORIANOS

CONHECENDO E SE INSPIRANDO EM BERNARD SHAW E OSCAR WILDE

Entre 1837 e 1901 a comunidade britânica viveu um período de prosperidade econômica, desenvolvimento industrial, extraordinária expansão de seu império, sob a regência de uma única mulher: a Rainha Vitória.

O mesmo período, no entanto, ficou denunciado magistralmente na obra do maior romancista de seu tempo, Charles Dickens (1812 – 1870), como uma época de terríveis injustiças sociais, exploração e opressão de classes pouco favorecidas, cruel indiferença da aristocracia diante da emergente pobreza gerada pela desigualdade de oportunidades, desleixo com a educação de crianças e jovens indigentes, comportamentos excepcionalmente ditatoriais diante da questionável condição feminina da época, além de outros malfeitos.

O teatro emergente, expressivo e expansivo, numa metrópole rica e progressista como Londres, gerou dois excepcionais dramaturgos capazes de, em suas peças, abordarem de formas distintas, as alegrias e vicissitudes de viver e retratar a Era Vitoriana: Oscar Wilde e Bernard Shaw.

Dândi e elegante, ácido e irônico, frasista impagável, defensor do esteticismo (movimento que valorizava “o belo” como principal objetivo estético), Oscar Wilde (1854-1900) acreditava que a beleza era um eficaz antídoto para os horrores da sociedade industrial. Autor de um único romance, polêmico e imoral para a sociedade vitoriana de mentalidade extremamente puritana – “O Retrato de Dorian Gray” – o irlandês usou dos mesmos parâmetros para escrever textos teatrais considerados incômodos, irônicos e ardilmente “aristocráticos” como: “O Marido Ideal”, “O Leque de Lady Windermere”, “A Importância de ser Prudente”, entre outros.

Igualmente irlandês, George Bernard Shaw (1846-1950), dramaturgo, jornalista e romancista, foi autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista. Socialista ardente irritou-se com o que percebeu ser a exploração da classe trabalhadora durante o período da revolução industrial, tornando-se um orador dedicado à promoção de suas causas, que incluem garantir direitos iguais para homens e mulheres, aliviar os abusos contra os operários e promover estilos de vida saudáveis.

Dois ícones da dramaturgia universal, montados ininterruptamente durante mais de um século, Wilde e Shaw levantam questões de relevante importância contemporânea quando uma série de desmandos sociais, discussões sobre questões de gênero e a condição feminina são a pauta do dia, tudo embalado por resíduos resultantes do neocolonialismo e do recente espectro político.

OFICINA DE JOVENS ATORES

(10 a 17 ANOS)

TEMA:

TOM SAWYER

A proposta é, em 2025, mergulhar num clássico universal da literatura juvenil: TOM SAWYER – de Mark Twain – um dos mais celebrados escritores norte-americanos.

TOM é um menino órfão, que mora com sua tia Polly, seu irmão, Sid, e sua prima, Mary, ás margens do rio Mississipi onde vive se aventurando, sozinho ou com seu melhor amigo Huckleberry, um menino de rua. Os dois vivem histórias emocionantes, na maioria das vezes, imaginárias. Frequentam cavernas, cemitérios, casas mal-assombradas, até que uma dessas aventuras se torna real.

Brincar na rua, envolver-se com lendas e histórias locais, uma vida que a juventude atual já não tem tanto contato, além de um mergulho pra lá de instigante no século 19, época sem os recursos tecnológicos atuais, numa pequena vila do interior americano com a escravidão em vigor e o racismo incrustado na sociedade, formam parte das peripécias que nos esperam!

A ideiA não é ficar “aprisionado” a um tempo ou tema que nos parece, a princípio,  nostálgico, com pouca “brasilidade” e fora do contexto atual, mas, evidentemente, traçar paralelos e analogias com o nosso tempo presente, nosso país, nossos valores contemporâneos, através da reverência e do reconhecimento da importância de um dos mais lidos clássicos da literatura juvenil de todos os tempos.

RODA DE TEATRO

TURMA SÊNIOR – 50 ANOS OU MAIS

ENCONTRO PRESENCIAL NO TEATRIM PARA FALAR DE TEATRO

TEMA:

A TEMPESTADE

de William Shakespeare

Considerada a última peça de William Shakespeare foi escrita entre 1610 e 1611.

Tudo acontece numa ilha remota, onde Prósperoduque de Milão por direito, invoca a dita tempestade atraindo – através de encantamentos e magia – seu irmão Antônio, que lhe usurpou a posição de duque, e seu cúmplice, o rei Alonso de Nápoles, para a ilha. Lá, suas maquinações acabam por revelar a natureza vil de Antônio, provocando a redenção do rei, e o casamento de Miranda com o filho de Alonso, Ferdinando.

OFICINA DE DRAMATURGIA (ON-LINE)

TEMA:

TIO VÂNIA

de Anton Tchékhov

Escrita por Anton Tchékhov e dirigida por Constantin Stanislavski, quando da montagem realizada em Moscou, pelo TAM (Teatro de Artes de Moscou), a trama é protagonizada pelo personagem Ivan Voinítski (Vânia), um homem frustrado com a própria história, que se sente velho e arrependido por não ter realizado grandes coisas em sua vida. Ao longo da trama, mostra-se infeliz e desmotivado, passando por uma mudança ao final da história. A partir da peça, e da trajetória de Vânia, podemos compreender o decurso do envelhecimento, compreendendo que esse processo humano envolve fatores negativos e positivos, e que pouco se fala dos positivos, havendo uma estigmatizarão negativa do tema.

TURMAS E HORÁRIOS

RODA DE TEATRO

Início das aulas: 3 de fevereiro de 2025

ATUAÇÃO PARA ADULTOS

Início das aulas: 4 de fevereiro de 2025

DRAMATURGIA

Início das aulas: 5 de fevereiro de 2025

OFICINA DE JOVENS ATORES

Início das aulas: 6 de fevereiro de 2025

INSCREVA-SE!

Se você está interessado nas oficinas e uma das turmas se adequa ao seu horário, preencha a ficha de pré-inscrição abaixo.

Após realizar a inscrição você vai receber um WhatsApp de confirmação e será convidado para um bate-papo online com o professor, pra você tirar dúvidas sobre a oficina que ainda não foram sanadas.

INVESTIMENTO

  • Todas as OFICINAS DO TEATRIM custam R$ 280,00 mensais.
  • A matrícula tem o mesmo preço.
  • A pré-inscrição (através do preenchimento da ficha que virá a seguir) deverá ser enviada o quanto antes.
  • Após o recebimento da ficha de pré-inscrição entraremos em contato (via WhatsApp) para dar mais informações, esclarecer dúvidas e dar prosseguimento ao processo da matrícula.
  • Depois da conversa com o professor e a confirmação de seu lugar na turma, a matrícula deverá ser feita até o dia 13 de janeiro.
  • As mensalidades (via boleto – enviado pelo WhatsApp) – deverão ser pagas até o dia 10 de cada mês (de fevereiro a dezembro).
  • O início das aulas ocorrerá nos dias já indicados, de acordo com cada turma.

    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

    1. Você não precisa de nenhuma experiência prévia em atuação e/ou dramaturgia.
    2. As vagas disponibilizadas são destinadas aos alunos novos. Parte delas já foi preenchida com os atores/dramaturgos da turma de 2023 que optaram por continuar. Sendo assim, o número de lugares disponíveis varia de turma para turma;
    3. As oficinas que se apresentam como encontros PRESENCIAIS, só acontecerão desse modo se efetivamente as autoridades sanitárias permitirem, caso contrário passarão automaticamente para o modo ON-LINE, permanecendo assim até que situação se normalize;
    4. Haverá vinte dias de férias no mês de julho, em dias a combinar.
    5. O aluno poderá se retirar da oficina avisando o professor com um mês de antecedência e quitando as mensalidades atrasadas, caso houver. Se preferir deixar as aulas imediatamente fica combinado o pagamento da mensalidade do mês seguinte;
    6. Não será permitido o uso de aparelhos celulares durante as aulas;
    7. Pedimos que, no caso de ausência, o professor seja avisado antecipadamente para reorganizar a programação da aula, caso seja necessário.

    SOBRE CAIO DE ANDRADE

    Dramaturgo, diretor, produtor e roteirista, mora em Lorena, sua terra natal, para onde voltou após construir prestigiada carreira no Rio de Janeiro. 

    Escreveu mais de cinquenta textos, encabeçou projetos de grandes reformas em dois importantes teatros da cidade, foi Secretário Municipal da Cultura, tem três livros publicados com textos teatrais e em 2019, abriu seu próprio espaço, o Teatrim Cultura e Arte, que abriga oficinas de atuação e dramaturgia, promove festivais, mostras e abre espaço para novos talentos da região.  Trabalhou na TV Manchete e, em Buenos Aires, assinou a adaptação do projeto de teledramaturgia infantojuvenil “Chiquititas” para o Brasil.

    Criou e desenvolveu o vitorioso “História Em Cena”, projeto de formação de plateia no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio, que provocou um convite da Universidade de Londres para participar de encontros sobre teatro-educação.

    Vencedor dos Prêmios Maria Clara Machado, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Coca-Cola e finalista três vezes ao Prêmio Shell, como dramaturgo. Participou de festivais nacionais (Curitiba, Porto Alegre, Angra dos Reis, entre outros) e vários encontros internacionais: Festival de Viena (Áustria), Festival Iberoamericano de Cádiz (Espanha), Festival de Buenos Aires (Argentina), Cruze de Escenas de Las Palmas de Gran Canária (Espanha), além de encontros com companhias inglesas em Londres e Stratford-upon-Avon.

    TEATRIM CULTURA E ARTE é o espaço criado e dirigido por Caio de Andrade que fica em Lorena-SP.
    Entre e saiba mais sobre o teatro: www.teatrim.com.br

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